Logo do cpf
 
Página principal Edífício Funções Exposições Património História Notícias Perguntas Frequentes Contactos Ligações Loja Mapa do site
   
 
Documento do Mês

 
  Notícias
 
Navegação Rápida
 
     
English Version
 
site da DGLAB  
:: Documento do mês
Após um ano particularmente desafiante para o Centro Português de Fotografia, em que o Edifício da ex-Cadeia e Tribunal se encontrou em obras, damos continuidade ao projeto “Documento do Mês”, como meio privilegiado de dar a conhecer o nosso acervo, presencialmente no edifício da antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto, nossa sede, e à distância.


Arquivos e Coleções

Dando seguimento à mostra de imagens da Coleção Nacional de Fotografia, daremos a conhecer fotografias nas quais Portugal nos é revelado, por autores nacionais e estrangeiros.


 
Coleção Nacional de Fotografia, PT/CPF/CNF/000865  
 
   

Bernard Plossu
Porto, marginal junto da Manutenção Militar, 1998
Coleção Nacional de Fotografia, PT/CPF/CNF/000865

Bernard Plossu é um dos mais importantes e reconhecidos fotógrafos franceses. Nasceu em 1945, no Vietname do Sul, em Dalata, e começou a fotografar aos 13 anos no deserto do Sara com uma Brownie Kodak.
Fotografa habitualmente a preto e branco e trata a fotografia como um meio de interpretação na descoberta dos locais por onde passa, como o Porto, cidade pela qual se apaixonou.


 
   

Fundo Bibliográfico

Na vertente “Fundo Bibliográfico” o documento do mês contará com uma seleção de publicações de temas vários, dando destaque às novidades disponíveis para os utentes da Biblioteca Pedro Miguel Frade, ou seja, exibindo as incorporações mais recentes.

 
Silva, Helena Vaz da. 2005. Pousadas de Portugal: Moradas de Sonho. Lisboa: Medialivros, SA.  


Silva, Helena Vaz da. 2005. Pousadas de Portugal: Moradas de Sonho. Lisboa: Medialivros, SA.

Tinha conhecimento que o Mosteiro de Santa Maria do Bouro, em Amares, Distrito de Braga, foi convertido numa Pousada monumento?
Este estabelecimento turístico integra a rede Pousadas de Portugal com a classificação de "Pousada Histórica Design". Localizada próximo do Parque Nacional da Peneda Gerês é envolvida por uma paisagem encantadora e luxuriante. É uma excelente oportunidade para conhecer e desfrutar do antigo Mosteiro de construção românica do século XII.
Em 1994 foi reabilitado por um dos maiores nomes da arquitetura, Eduardo Souto de Moura, premiado com o Prémio Pritzker 2011, o maior prémio mundial da arquitetura. “O arquiteto optou pela recuperação do imóvel mantendo, no entanto, a imagem natural que ostentava nos últimos anos, preferindo não colocar nenhum telhado na cobertura e utilizando nas janelas apenas vidro, dando a sensação de existirem apenas as fachadas” (SIPA, 2001-2016). As paredes do Mosteiro são revestidas de granito e no segundo piso encontram-se as antigas celas dos monges beneditinos (1148) e mais tarde ocupadas pelos monges cistercienses (1195).

SIPA (Sistema de Informação para o Património Arquitetónico). 2001-2016. “Convento de Santa Maria do Bouro / Pousada de Santa Maria do Bouro.” Acedido a 27 de março de 2017. Acedido a 26 de janeiro de 2017 http://www.monumentos.pt/site/app_pagesuser/sipa.aspx?id=1123

 
Equipamento Fotográfico em destaque

No que respeita à Coleção de Câmaras e Equipamento Fotográfico revelaremos, no corrente ano, variadas câmaras fotográficas, dando realce a pormenores de interesse sobre as mesmas.

 
Nº 2 Bulls Eye Model of 1896, ca. 1896-1913  


Nº 2 Bulls Eye Model of 1896, ca. 1896-1913
Construtor Eastman Kodak Company [como sucessora da Boston Camera MF'G Co.], Rochester, Nova Iorque, EUA

Coleção de Câmaras e Equipamento Fotográfico do CPF / Coleção António Pedro Vicente, PT/CPF/CCEF/APV/01676
© Centro Português de Fotografia/DGLAB/MC


Um dos feitos mais importantes na já longa história da fotografia foi a introdução no mercado da câmara Kodak nº 1, em 1888. Esta invenção de George Eastman (1854-1932), veio simplificar todo o ato de fotografar, abrindo as portas da fotografia para todos. O trabalho de revelação e impressão deixa de ser feito, única e exclusivamente, pelo fotógrafo, passando a ser realizado na fábrica.
Nessa nova era do instantâneo, surge a figura do fotógrafo amador, que, para fotografar, não precisa de ter experiência profissional, qualquer especialização técnica ou conhecimentos estéticos.
São registados para a posteridade as crianças, os adultos, os animais, os casamentos, as festas de aniversário, as reuniões familiares, as férias, as viagens, enfim, uma panóplia de temas e motivos. Tudo no quotidiano passa a dar o mote para o registo fotográfico e, assim, constituir memória: é o tempo dos momentos Kodak.
Esta câmara foi comercializada pela casa J. J. Ribeiro, em Lisboa.

 
© 2017 Centro Português de Fotografia | Otimizado para uma resolução de 1024x768 pixels