Logo do cpf
 
Página principal Edífício Funções Exposições Património História Notícias Perguntas Frequentes Contactos Ligações Loja Mapa do site
   
 
Documento do Mês

 
  Notícias
 
Navegação Rápida
 
     
English Version
 
site da DGLAB  
:: Documento do mês
Por proposta da Comissão Europeia o Parlamento Europeu adotou a Decisão que estabelece 2018 como o Ano Europeu do Património Cultural (AEPC 2018).

O AEPC 2018 é enquadrado pelos grandes objetivos da promoção da diversidade cultural, do diálogo intercultural e da coesão social, visando chamar a atenção para o papel do património no desenvolvimento social e económico e nas relações externas da União Europeia.

O Centro Português de Fotografia associa-se a esta iniciativa através do projeto Documento do Mês - através de peças do seu acervo mostrará peças de património material e imaterial português e europeu.


Arquivos e Coleções

 
O voo da pedra I, Ruínas do Convento do Carmo, Lisboa  
 
   

Carlos Calvet
O voo da pedra I, Ruínas do Convento do Carmo, Lisboa
Gelatina e sais de prata, Dimensões 40 x 50 cm
Coleção Nacional de Fotografia, CNF 2488

A construção da igreja e Convento do Carmo remonta ao ano de 1389, impulsionada pelo desejo e devoção religiosa do seu fundador, o Condestável do Reino, D. Nuno Álvares Pereira. Em 1755, o terramoto, que abalou com violência a cidade, provocou graves danos no edifício, agravados pelo subsequente incêndio. No ano de 1756 iniciou-se a sua reconstrução, já em estilo neogótico, interrompida definitivamente em 1834, devido à extinção das Ordens Religiosas em Portugal. As ruínas do Carmo transformaram-se, assim, num memorial do terramoto de 1755.

 
   

Fundo Bibliográfico

 
TECNOLOGIA TRADICIONAL DO AZEITE EM PORTUGAL  
   


“TECNOLOGIA TRADICIONAL DO AZEITE EM PORTUGAL”

Sabia que a oliveira é “a mais prestigiada árvore mediterrânea” que há mais tempo é cultivada pelo homem?
De cultura familiar e milenária, integrante da nossa paisagem e da nossa cultura, desde sempre apresentou diversos usos e fins - alimentação, medicina, iluminação, religião, (…) (DRAP 2002).

O trabalho de extração do azeite é obtido através da prensagem, pressão ou centrifugação da azeitona. Antigamente a prensagem era feita com materiais rústicos de pedra e madeira, sendo que atualmente existem produtores que ainda optam por este processo de fabrico tradicional do azeite. Conhecido como o “ouro líquido”, o azeite tem uma presença central na história e no património cultural português.

Pereira, Benjamim. 1997. Tecnologia tradicional do azeite em Portugal. Idanha-a-Nova: Centro Cultural Raiano.
DRAP Centro (Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro). 2002. Olivicultura – A cultura da Oliveira. Acedido a 11 de Setembro de 2018. www.drapc.min-agricultura.pt/base/documentos/olivicultura.htm


 
Equipamento Fotográfico em destaque

 
Orizont, ca. 1960  
   


Orizont, ca. 1960
Construtor Intreprinderea Optica Romana S.A. (IOR), Bucareste, Roménia

Coleção de Câmaras e Equipamento Fotográfico do CPF / Coleção António Pedro Vicente, PT/CPF/CCEF/APV/01961
© Centro Português de Fotografia/DGLAB/MC


Durante a Segunda Guerra Mundial, a Intreprinderea Optica Romana S.A. lançava-se na produção dos primeiros equipamentos óticos de precisão para fins militares, tendo conquistado um lugar entre as melhores empresas de ótica, a par das suas congéneres ocidentais, na Alemanha.
Os vários modelos da linha de câmaras fotográficas Orizon foram produzidos pela IOR entre 1960 e 1989.

 
© 2018 Centro Português de Fotografia | Otimizado para uma resolução de 1024x768 pixel