Logo do cpf
 
Página principal Edífício Funções Exposições Património História Notícias Perguntas Frequentes Contactos Ligações Loja Mapa do site
   
 
Documento do Mês

 
  Notícias
 
Navegação Rápida
 
     
English Version
 
site da DGLAB  
:: Documento do mês
O “Documento do Mês”, como meio privilegiado de dar a conhecer o nosso acervo presencialmente e à distância é apresentado na Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto, sede do CPF.


Arquivos e Coleções

Dando seguimento à mostra de imagens da Coleção Nacional de Fotografia, daremos a conhecer fotografias nas quais Portugal nos é revelado, por autores nacionais e estrangeiros.


 
Mulher prepara a seca do carapau, na Nazaré, 1973  
 
   

Jean Gaumy
NAZARÉ, PORTUGAL
Mulher prepara a seca do carapau, na Nazaré, 1973
Coleção Nacional de Fotografia, PT/CPF/CNF/000453

Nascido em França, Gaumy frequentou a universidade em Rouen onde trabalhou como editor e fotógrafo freelancer num jornal local. Em 1975, realizou dois longos trabalhos sobre assuntos nunca antes abordados na França: o primeiro L'Hopital publicado em 1976; O segundo Les Incarcérés sobre prisões francesas publicado em 1983 com extratos de seu diário escrito na primeira pessoa. Em 1977 integrou a Magnum após Marc Riboud e Bruno Barbey o terem distinguido no festival de fotografia, Rencontres d'Arles, em 1976.


 
   

Fundo Bibliográfico

Na vertente “Fundo Bibliográfico” o documento do mês contará com uma seleção de publicações de temas vários, dando destaque às novidades disponíveis para os utentes da Biblioteca Pedro Miguel Frade, ou seja, exibindo as incorporações mais recentes.

 
“VILA NOVA DE GAIA, UM PERCURSO DE MODERNIDADE”  


“VILA NOVA DE GAIA, UM PERCURSO DE MODERNIDADE”

Tinha conhecimento que António Homem Cardoso é o Fotógrafo Oficial da Casa Real Portuguesa?
António Homem Cardoso foi membro da Direção de Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), vice-Presidente da Associação Pirâmide/Associação Internacional de Fotógrafos e diretor da Revista Super Foto Prática 1997 (iNstantes 2017).
Foi co-autor e fotógrafo de várias publicações entre as quais, se destaca a monografia “Vila Nova de Gaia, Um Percurso de Modernidade”. A publicação documenta com recurso a registos fotográficos de elevado potencial expressivo, um trajeto de 13 anos que transformou Vila Nova de Gaia numa cidade em constante evolução, onde se destaca o património, os costumes, as gentes e a contínua aposta na cultura e no turismo.
A destacar o evento “Red Bull Air Race”, a mais importante competição internacional de aviões, que em 2007 trouxe durante dois dias cerca de um milhão de pessoas às margens do Douro.

iNstantes (Festival Internacional de Fotografia de Avintes). [2017]. “Homem Cardoso”. Acedido a 31 de maio de 2017. www.instantesffa.com/mestre-homem-cardoso/
Vila Nova de Gaia. Câmara Municipal. Direção Municipal de Informação e António Homem Cardoso (fotogr.). 2011. Vila Nova de Gaia: um percurso de modernidade. Lisboa: By the Book.

 
Equipamento Fotográfico em destaque

No que respeita à Coleção de Câmaras e Equipamento Fotográfico revelaremos, no corrente ano, variadas câmaras fotográficas, dando realce a pormenores de interesse sobre as mesmas.

 
Vest Pocket Kodak Autographic, ca. 1915-1926  


Vest Pocket Kodak Autographic, ca. 1915-1926
Construtor Eastman Kodak Company, Inglaterra

Coleção de Câmaras e Equipamento Fotográfico do CPF / Coleção António Pedro Vicente, PT/CPF/CCEF/APV/01484
© Centro Português de Fotografia/DGLAB/MC


Nos dias de hoje já nem pensamos o quão conveniente é podermos transportar facilmente uma câmara fotográfica, mas houve um tempo em que tal ideia não passava de uma mera fantasia. A evolução da química e da técnica foi possibilitando a portabilidade dos equipamentos, dando aos fotógrafos uma maior mobilidade.
Uma das câmaras compactas com maior sucesso de vendas surgiu há 105 anos atrás: a Vest Pocket Kodak. Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), estas eram as câmaras usadas pelos soldados – chamadas de Soldier’s cameras. Eram pequenas (cabiam num bolso), leves, compactas e simples de usar. Os modelos Autographic permitiam ainda escrever pequenos comentários no filme, em cada fotografia, usando um utensílio que vinha incorporado na própria câmara.

 
© 2017 Centro Português de Fotografia | Otimizado para uma resolução de 1024x768 pixels