Logo do cpf
 
Página principal Edífício Funções Exposições Património História Notícias Perguntas Frequentes Contactos Ligações Loja Mapa do site
   
 
Documento do Mês

 
  Notícias
 
Navegação Rápida
 
     
English Version
 
site da DGLAB  
:: Documento do mês
O “Documento do Mês”, como meio privilegiado de dar a conhecer o nosso acervo presencialmente e à distância é apresentado na Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto, sede do CPF.


Arquivos e Coleções

Dando seguimento à mostra de imagens da Coleção Nacional de Fotografia, daremos a conhecer fotografias nas quais Portugal nos é revelado, por autores nacionais e estrangeiros.


 
Pots – Holiday “snap”, Portugal, Nazaré 1966  
 
   

Angus McBean, 1904-1990
Pots – Holiday “snap”, Portugal, Nazaré 1966
Coleção Nacional de Fotografia, PT/CPF/CNF/001748

Nascido no sul do País de Gales, McBean comprou a sua primeira câmara aos 15 anos. Mudou-se para Londres em 1924, trabalhando durante sete anos para a Liberty antes de começar a sua carreira como modelo de teatro e fabricante de máscaras, enquanto, paralelamente, experimentava a fotografia.
Depois de uma guerra difícil, McBean restabeleceu o seu estúdio em Londres e criou uma nova série de "Retratos surrealistas", incorporando truques teatrais inteligentes para criar efeitos.
Com uma carreira abrangente - 1930 até 1980 - McBean fotografou a maioria das estrelas de cinema e de televisão da sua época, transformando o rosto da fotografia e do glamour.


 
   

Fundo Bibliográfico

Na vertente “Fundo Bibliográfico” o documento do mês contará com uma seleção de publicações de temas vários, dando destaque às novidades disponíveis para os utentes da Biblioteca Pedro Miguel Frade, ou seja, exibindo as incorporações mais recentes.

Açores


“Açores”

Tinha conhecimento que Maurício Abreu, para além de fotógrafo português é licenciado em engenharia eletrotécnica e especialista nas áreas do património natural e cultural, etnografia e arquitetura tradicional (Maurício Abreu 2014)?
É autor e editor de um amplo conjunto de publicações sobre as regiões de Portugal, nos quais são retratados diversos aspetos da cultura portuguesa, nomeadamente no Arquipélago dos Açores.
A presente publicação permite viajar pela magia de um arquipélago envolvente em zonas rurais e documenta através de registo fotográfico uma das maiores lagoas dos Açores e a segunda maior da Ilha de São Miguel, a Lagoa do Fogo.
A Lagoa do Fogo fica dentro da cratera de um vulcão extinto que se terá formado há cerca de 15.000 anos e a última erupção data de 1564. Caracteriza-se pela paisagem natural e por não ter ocupação humana. Em 1974 foi classificada como Reserva Natural e em 2012 foi eleita uma das “7 Maravilhas – Praias de Portugal”, na categoria de praias selvagens.

Maurício Abreu. 2002-2014. “Maurício Abreu: percurso.” Acedido a 22 de Setembro de 2017.
http://www.mauricioabreu.com/percurso.html
Abreu, Maurício, Victor Figueiredo e Álamo Oliveira. 1997. Açores. Setúbal: [s.n].

 
Equipamento Fotográfico em destaque

No que respeita à Coleção de Câmaras e Equipamento Fotográfico revelaremos, no corrente ano, variadas câmaras fotográficas, dando realce a pormenores de interesse sobre as mesmas.

 
Ambassador, ca. 1955  


Ambassador, ca. 1955
Construtor Coronet Ltd., Birmingham, Inglaterra

Coleção de Câmaras e Equipamento Fotográfico do CPF / Coleção António Pedro Vicente, PT/CPF/CCEF/APV/02073
© Centro Português de Fotografia/DGLAB/MC


Da marca que produziu uma gama enorme de câmaras caixote, caracterizadas pela sua boa relação qualidade preço, surge em 1955 a elegante câmara fotográfica Ambassador. Pertencendo à mesma série dos modelos Consul e Captain, a Ambassador era uma câmara de fácil utilização, que produzia imagens de 6x9 cm e que se apresentava com dois visores, um para retrato e outro para paisagem.
A Coronet Camera Company foi criada na década de 1920 por Frederick Pettifer, tendo encerrado a sua produção em 1967. ..

 
© 2017 Centro Português de Fotografia | Otimizado para uma resolução de 1024x768 pixels