Logo do cpf
 
Página principal Edífício Funções Exposições Património História Notícias Perguntas Frequentes Contactos Ligações Loja Mapa do site
   
 
Documento do Mês

 
  Notícias
 
Navegação Rápida
 
     
English Version
 
site da DGLAB  
:: Documento do mês
O “Documento do Mês”, como meio privilegiado de dar a conhecer o nosso acervo presencialmente e à distância é apresentado na Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto, sede do CPF.


Arquivos e Coleções

Dando seguimento à mostra de imagens da Coleção Nacional de Fotografia, daremos a conhecer fotografias nas quais Portugal nos é revelado, por autores nacionais e estrangeiros.


 
INTÉRIEUR D'EGLISE AU PORTUGAL, 1954  
 
   

Sabine Weiss
INTÉRIEUR D'EGLISE AU PORTUGAL, 1954
Coleção Nacional de Fotografia, PT/CPF/CNF/0001144

A fotógrafa nascida na Suíça fez a sua aprendizagem com Paul Boissonnas em Genebra, antes de se mudar para Paris em 1946, onde foi assistente de Willy Maywald. Sabine Weiss é uma das últimas representantes da escola de fotografia "humanista" que emergiu em França logo após a Segunda Guerra Mundial e que compreendeu fotógrafos como Édouard Boubat, Robert Doisneau, Willy Ronis e Brassaï.

Tornou-se amplamente reconhecida pela sociedade no final da década de 1970, depois de um período na sombra, como resultado do maio de 1968 e da crítica da fotografia humanista, considerada, na época, reacionária e desatualizada.


 
   

Fundo Bibliográfico

Na vertente “Fundo Bibliográfico” o documento do mês contará com uma seleção de publicações de temas vários, dando destaque às novidades disponíveis para os utentes da Biblioteca Pedro Miguel Frade, ou seja, exibindo as incorporações mais recentes.

SERRAS DE PORTUGAL


SERRAS DE PORTUGAL

Tinha conhecimento que este ano a aldeia de Piódão foi uma das vencedoras do concurso “Sete Maravilhas de Portugal”, na categoria de “Aldeias Remotas”?

O Piódão, aldeia classificada como "Imóvel de Interesse Público" e “Aldeia Histórica de Portugal”, localiza-se na encosta da Serra do Açôr, concelho de Arganil, no distrito de Coimbra.

A arquitetura das casas pitorescas destaca-se pelas paredes de xisto e telhados de lousa, pelas janelas e portas pintadas de azul. A disposição das casas em socalcos conferem uma imagem encantadora intitulada de “aldeia presépio”. A paisagem mágica resultante de um final de tarde fazem da aldeia de Piódão um destino natalício inadiável.

O maior monumento de Piódão é a Igreja Matriz, datada do século XVII. Situa-se na praça principal e sobressai do cinzento das paredes de xisto das casas da aldeia. A Igreja pintada de azul e branco com quatro torres cilíndricas ultimadas por cones é um convite para entrar num deslumbrante conto de fadas.

Fernandes, José Manuel e Maurício Abreu (fotogr.). [1994]. Serras de Portugal. [S.l.]: Círculo de Leitores

 
Equipamento Fotográfico em destaque

No que respeita à Coleção de Câmaras e Equipamento Fotográfico revelaremos, no corrente ano, variadas câmaras fotográficas, dando realce a pormenores de interesse sobre as mesmas.

 
Weekend Waterproof, ca 1990  


Weekend Waterproof, ca 1990
Construtor Eastman Kodak Co., Rochester, EUA

Coleção de Câmaras e Equipamento Fotográfico do CPF / Coleção António Pedro Vicente, PT/CPF/CCEF/APV/00519
© Centro Português de Fotografia/DGLAB/MC


A Weekend Waterproof 35 era uma câmara descartável, vendida com um rolo fotográfico Kodacolor Gold 400, de 35 mm, e que permitia tirar até 24 fotografias.

Aconselhada para ser usada em dias de sol ou parcialmente nublados, esta câmara permitia também fotografar debaixo de água, uma vez que se revestia com uma cápsula de plástico transparente e estanque.

Como o seu próprio nome já indiciava – Fim de semana à prova de água – esta câmara fazia as delícias de crianças e adultos, que, sem grande investimento em equipamento fotográfico, conseguiam mesmo assim registar para a posteridade momentos únicos dos seus tempos de lazer e de divertimento.

 
© 2017 Centro Português de Fotografia | Otimizado para uma resolução de 1024x768 pixels