Logo do cpf
 
Página principal Edífício Funções Exposições Património História Notícias Perguntas Frequentes Contactos Ligações Loja Mapa do site
   
 
Documento do Mês

 
  Notícias
 
Navegação Rápida
 
     
English Version
 
site da DGLAB  
:: Documento do mês
Após um ano particularmente desafiante para o Centro Português de Fotografia, em que o Edifício da ex-Cadeia e Tribunal se encontrou em obras, damos continuidade ao projeto “Documento do Mês”, como meio privilegiado de dar a conhecer o nosso acervo, presencialmente no edifício da antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto, nossa sede, e à distância.


Arquivos e Coleções

Dando seguimento à mostra de imagens da Coleção Nacional de Fotografia, daremos a conhecer fotografias nas quais Portugal nos é revelado, por autores nacionais e estrangeiros.


 
Coleção Nacional de Fotografia, PT/CPF/CNF/1075  
 
   

Louis Stettner, 1922- 2016
PORTUGUESEWOMEN, NAZARÉ, 1958
Coleção Nacional de Fotografia, PT/CPF/CNF/ 1075

Louis Stettner nasceu em Nova Iorque mas escolheu viver na capital francesa a partir dos anos 50 e foi principalmente nestas duas cidades que construiu a sua obra.
Visitou Portugal em 1958-59 e foi nessa altura que o fotógrafo esteve na Nazaré a retratar o quotidiano com o olhar poético que o caracterizava.


 
   

Fundo Bibliográfico

Na vertente “Fundo Bibliográfico” o documento do mês contará com uma seleção de publicações de temas vários, dando destaque às novidades disponíveis para os utentes da Biblioteca Pedro Miguel Frade, ou seja, exibindo as incorporações mais recentes.

 
Monteiro, Roy, Russ Heil, António Alçada Baptista... [et al.]. 1998. Portugal: entre o céu e a terra. [S.l. : s.n.]  


Monteiro, Roy, Russ Heil, António Alçada Baptista... [et al.]. 1998. Portugal: entre o céu e a terra. [S.l. : s.n.]

Tinha conhecimento que em 2015 a praia de Peniche, na região Oeste de Portugal, foi selecionada a segunda melhor praia da Europa?
Em Peniche, as praias possuem um caráter selvagem com as suas robustas ondas indicadas para a prática de surf ao longo de todo o ano. Realça-se para visita, um dos pontos mais simbólicos de Peniche, o Cabo Carvoeiro, um local de grande valor natural e paisagístico, que permite obter deslumbrantes registos fotográficos.
O farol do Cabo Carvoeiro debruça-se sobre o Atlântico a 57 metros da linha do mar. Este farol é um dos poucos faróis portugueses mandados edificar pelo alvará pombalino de 1758 e a sua história remonta a 1790, data em que pela primeira vez emitiu a sua luz sobre o mar de Peniche. A luz deste farol tem um alcance de 15 milhas náuticas (aproximadamente 28 km).

 
Equipamento Fotográfico em destaque

No que respeita à Coleção de Câmaras e Equipamento Fotográfico revelaremos, no corrente ano, variadas câmaras fotográficas, dando realce a pormenores de interesse sobre as mesmas.

 
Le Gamine, 1905  


Le Gamine, 1905
Construtor G. Mattio, Paris, França

Coleção de Câmaras e Equipamento Fotográfico do CPF / Coleção António Pedro Vicente, PT/CPF/CCEF/APV/00523
© Centro Português de Fotografia/DGLAB/MC


O franco desenvolvimento da área dos transportes e das comunicações, associado ao relativamente recente ato de fotografar, foi, na segunda metade do século XIX, o mote para a transformação da experiência turística.
Esse fenómeno foi acompanhado pelo crescente interesse e curiosidade de um número cada vez maior de pessoas, acentuando-se o gosto pelo exótico e pelo pitoresco. Mesmo que não tivessem capacidade financeira para empreender uma viagem ao Egito ou à Grécia, os interessados podiam agora ficar a conhecer todas essas riquezas históricas e arquitetónicas espalhadas pelo mundo, através das revistas ilustradas com fotografias e até mesmo através das inúmeras coleções de vistas estereoscópicas desses lugares e das suas gentes.
Esta câmara fotográfica produzia imagens estereoscópicas, isto é, duas imagens lado a lado que, vistas através de um visor estereoscópico, apresentavam um efeito de tridimensionalidade.

 
© 2017 Centro Português de Fotografia | Otimizado para uma resolução de 1024x768 pixels