Logo do cpf
 
Página principal Edífício Funções Exposições Património História Notícias Perguntas Frequentes Contactos Ligações Loja Mapa do site
   
 
Documento do Mês

 
  Notícias
 
Navegação Rápida
 
     
English Version
 
site da DGLAB  
:: Documento do mês
Por proposta da Comissão Europeia o Parlamento Europeu adotou a Decisão que estabelece 2018 como o Ano Europeu do Património Cultural (AEPC 2018).

O AEPC 2018 é enquadrado pelos grandes objetivos da promoção da diversidade cultural, do diálogo intercultural e da coesão social, visando chamar a atenção para o papel do património no desenvolvimento social e económico e nas relações externas da União Europeia.

O Centro Português de Fotografia associa-se a esta iniciativa através do projeto Documento do Mês - através de peças do seu acervo mostrará peças de património material e imaterial português e europeu.


Arquivos e Coleções

 
Convento de Ferreirim  
 
   

Duarte Belo
Convento de Ferreirim
Gelatina prata, Dimensões 50 x 50 cm
Coleção Nacional de Fotografia, CNF 1107

Construído nos finais da Idade Média por iniciativa dos últimos Condes de Marialva, cujo túmulo se conserva ainda no interior da igreja, o Mosteiro de Santo António de Ferreirim deve o seu aspeto atual a uma reforma integral produzida durante a primeira metade do século XVI. Em 1525 a Casa foi entregue à Ordem de São Francisco, entrando os primeiros monges dois anos depois.
Integrada na parte conventual subsiste uma torre militar medieval, símbolo do primitivo povoamento da localidade após a definição de Portugal como reino independente, depois reformada por uma campanha gótica, e hoje completamente restaurada.

 
   

Fundo Bibliográfico

 
QUINTA DO VALLADO: 300 ANOS NO CORAÇÃO DO DOURO  
   


“QUINTA DO VALLADO: 300 ANOS NO CORAÇÃO DO DOURO”

Tinha conhecimento que a Quinta do Vallado é uma das quintas históricas do Douro Vinhateiro?
A Quinta do Vallado, construída em 1716, é uma das Quintas mais antigas e famosas do Vale do Douro. Pertenceu à lendária Dona Antónia Adelaide Ferreira e mantém-se até hoje na posse dos seus descendentes. Situa-se nas margens do Rio Corgo, um afluente do Rio Douro, mesmo junto à foz, perto da localidade de Peso da Régua.
O fim do Verão e o início do Outono é sinónimo de colheitas e abre-se a época das vindimas. As vinhas são percorridas por mulheres e homens, que trabalham de sol a sol, recolhendo e transportando as preciosas uvas num trabalho realizado em ambiente de azáfama, festa e convívio que dá a conhecer as tradições do património cultural português.

Pereira, Gaspar Martins. 2016. Quinta do Vallado: 300 anos no coração do Douro. [S.l.]: Quinta do Vallado

 
Equipamento Fotográfico em destaque

 
New Ideal Sibyl, ca. 1913  
   


New Ideal Sibyl, ca. 1913
Construtor Newman & Guardia, Lda, Londres, Inglaterra

Coleção de Câmaras e Equipamento Fotográfico do CPF / Coleção António Pedro Vicente, PT/CPF/CCEF/APV/00607
© Centro Português de Fotografia/DGLAB/MC


Naquela época, seguindo a tendência de mercado do fabrico de equipamentos fotográficos, cada vez mais leves e portáteis, a marca inglesa Newman & Guardia criou a New Ideal Sibyl, integrando-a numa linha que incluía já outros modelos – Ordinary, Special e Imperial.
Com um prático sistema de abertura e fecho que facilitava o seu transporte, em que o painel da objetiva, posicionado no extremo do fole, era recolhido para o interior do corpo da câmara através de um sistema de molas de tesoura, todos os elementos da câmara ficavam assim recolhidos e fechados no interior de um pequeno e portátil paralelepípedo metálico, todo ele forrado a couro marroquino.

 
© 2018 Centro Português de Fotografia | Otimizado para uma resolução de 1024x768 pixel